domingo, 14 de dezembro de 2008

Manuscritos do Mar Morto

Em 1947, um jovem pastor beduíno à procura de uma cabra perdida no Deserto de Judean, entrou em uma caverna longa e intacta e achou alguns jarros cheio de antigos rolos de papel. Aquela primeira descoberta que na verdade eram apenas sete rolos de papel, iniciou uma procura que durou quase uma década e eventualmente achou-se milhares de fragmentos de rolo de papel em onze diferentes cavernas. Durante esses mesmos anos, arqueólogos procuravam um vestígio de habitação perto das cavernas o qual poderiam ajudar a identificam o povo que depositou os rolos de papel. Encontrou-se entre precipícios nos acidentes rochosos algumas construções.

Esse achado confirmou a crença de que os escritos da Bíblia são exatos, conforme foram copiados através dos séculos, a partir de uma época anterior ao nascimento de Cristo. Outras descobertas nos ensinam a respeito de costumes nos tempos bíblicos. Alguns nomes específicos e doutrinas mencionados na Bíblia, também foram identificados por meio dessas pesquisas.

Os rolos do Mar Morto que estão completos já foram publicados, como os dois com os manuscritos do profeta Isaías e parte de todos os livros do Antigo Testamento, excetuando-se o de Ester. A única porção ainda não publicada é composta de fragmentos de textos, que são difíceis de serem interpretados. Os eruditos estão idosos e muitas pessoas ficam aborrecidas porque o trabalho de interpretação tem sido vagaroso. Porém, esses fragmentos estão sendo transferidos para profissionais mais jovens, e esperamos que nos próximos anos todos eles sejam publicados. Existe a expectativa de que os resultados trarão novidades animadoras.

Os mais antigos manuscritos, os do Antigo Testamento, são do III século a.C. Os do Novo Testamento datam do II século d.C. Não há diferenças teológicas ou históricas entre os antigos textos e a Bíblia atual. Eles se correspondem exatamente.


Caverna 1

Descoberta por um pastor beduíno que perseguia uma ovelha perdida, os Rolos do Mar Morto achados aqui mudaram o estudo do Velho Testamento.

Foram descobertos Sete rolos: - Manual de Disciplina, Guerra dos Filhos da Luz, Rolo de Ação de graças, Isaias 1 e B, Gênesis Apócrifo e Comentário de Habakkuk.







Caverna 3

O Rolo de Cobre foi achado nesta caverna em 1952. Este era o único rolo que foi fotografado em situ.

O Rolo de de Cobre está em exibição no Museu de Amman na Jordania e lista 63 tesouros escondidos no deserto da Judeia entre a área do Mar Morto e Jerusalém.









Caverna 4

Esta é a mais famosa das cavernas do Mar Morto. Mais de 15.000 fragmentos de mais de 200 livros foram achados, 122 rolos bíblicos (ou fragmentos) foram achados, mais que todas as outras 11 cavernas de Qumran juntas, todos os livros do Velho Testamento estão representados menos Esther. Nenhum fragmento do Novo Testamento foi encontrado.









Caverna 4 (interior)

Os rolos encontrados nessa caverna foram preservados porque eles foram armazenados em jarros. A prática dos arqueólogos de pagar aos beduinos " por pedaço " encrontrado conduziu à criação de múltiplos fragmentos que originalmente eram pedaços únicos.








Caverna 5 (primeiro plano)

Esta corroída caverna foi descoberta pelos arqueólogos(também descobriram as cavernas 4, 7, 8, 9, e 10; os beduínos descobriram as cavernas 1, 2, 4, 6, e 11). Ela esta num terraço perto do Mar morto no local de Qumran,estima-se que originalmente havia entre 30 a 40 cavernasnesse terraço.



Caverna 6

Esta caverna não era usada para habitação,
servia apenas como depósito. Um único jarro foi
encontrado nesta caverna.

Hoje esta caverna é a mais acessível para
visitação (seguindo do aqueduto de Qumran
para as colinas ela está à esquerda.




Caverna 7 (à direita), 8 (à esquerda)

Todo material achado na Caverna 7 estava em Grego. A caverna desmoronou logo após os rolos terem sido escondidos.

Na caverna 8 foram descobertos 8QMezuzah, Gêneses, e cem tiras de couro pequeno com textos.



Caverna 10 (à direita de C4)

Havia muitos fragmentos nessa caverna, só foram encontrados rolos completos nas cavernas 1 e 11.
Em todas as 11 cavernas, alguns livros bíblicos foram achados em grande número:

34 cópias de Salmos
27 cópias de Deuteronômio
24 cópias de Isaias
20 cópias de Genesis



Caverna 11

Foram achados aqui os últimos Rolos do Mar Morto, totalizando trinta rolos, inclusive Levíticos e o Rolo do Templo.

O Rolo do Templo esteve sob a posse de um negociante de antiguidades (Kando) até 1967 quando ele concordou em vender o livro por $110.000 após ter sido preso por Yadin.


____________

>>> Israel vai colocar íntegra dos manuscritos do mar Morto na internet

Equipe liderada por ex-pesquisador da Nasa deve recuperar trechos ilegíveis dos textos.
Obras incluem versões antigas da Bíblia, textos apocalípticos e orientações de religião judaica.

Fonte ... http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL737730-5603,00.html


2 comentários:

  1. Maravilhoso o Blog. Estudo Teologia e preciso muito dessas informações.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos o elogio e ficamos felizes por está levando verdades não mostradas pela mídia às pessoas.

    Continue acompanhando e muito mais coisas irão aumentar sua fé, além de ajudar numa melhor defesa racional da mesma.

    "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu ENTENDIMENTO, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. " Mc. 12:30

    http://cristianismohj.blogspot.com/2009/01/no-mundo-evanglico-hoje-predomina-uma.html

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails